SOBRE NÓS
O Movimento Audiovisual da Baixada Santista - M.A.B.S. - é um coletivo independente e apartidário de realizadores audiovisuais e cineastas, profissionais e em formação. O movimento procura reforçar a produção caiçara, a fim de conscientizar a necessidade de garantias de políticas públicas e do suporte das próprias produtoras locais para a aderência de novos espaços e fortalecer as atividades culturais da Baixada Santista. O M.A.B.S. é um veículo de representação dos artistas audiovisuais caiçaras diante da luta da garantia de direitos dos produtores locais.
Em dezembro de 2015, a cidade de Santos conquistou o selo de Cidade Criativa da UNESCO no setor AUDIOVISUAL. Isso só se tornou possível por meio do trabalho de representantes da área a partir de números gerados por toda a produção AUDIOVISUAL que gira na cidade, em todas as suas vertentes.
O audiovisual é um forte gerador de receita pelo seu movimento de mercado. Quando se produz um filme - seja ela um longa, um curta ou publicidade - não se movimentam só os profissionais que estão diretamente envolvidos com a produção, mas toda uma gama de comerciantes e profissionais de outras áreas envolvem-se de maneira indireta prestando serviços.
Com a intenção de fazer valer o selo recebido pela cidade, tendo em vista principalmente o evento da UNESCO a acontecer no próximo ano em Santos, o movimento tomou a iniciativa de pontuar e salientar reivindicações cruciais para que o mercado audiovisual da cidade faça valer o título que recebe e fortalecer o fomento ao cinema e audiovisual da cidade.No primeiro semestre de 2019 foram feitas as primeiras reuniões para encaminhamentos mais urgentes, que estão em andamento. As reuniões, agora, são mensais (sempre no último domingo do mês), com a possibilidade de convocações extraordinárias que serão sempre comunicadas ao público, dependendo de novas pautas.